segunda-feira

POESIA - VOZES DA LUSOFONIA POR LAURO MOREIRA




O embaixador Lauro Moreira chefia actualmente a Missão Diplomática do Brasil junto da CPLP, em Lisboa. Homem desde sempre ligado ás artes, tem imprimido um forte cariz cultural á acção da Missão que dirige, a exemplo do que tem sido seu timbre em todos os países onde exerceu funções.
Entre os inúmeros projectos artísticos a que esteve ou está ligado, dois merecem especial destaque - o grupo musical “Solo Brasil” e o recital “Manoel Bandeira, o poeta em Botafogo” . Com o primeiro, uma iniciativa do departamento cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil para divulgação internacional da música brasileira, concebeu e coordenou o espectáculo “Uma Viagem Através da Músico do Brasil”, apresentado em diversos países e mais tarde registado em CD. Com o segundo, desenvolvido em 2005 a partir da edição em CD de um conjunto de poemas ditos pelo poeta, gravados numa velha bobina pelo próprio Lauro e preciosamente guardados pelo diplomata durante muitos anos, efectuou diversas apresentações tanto no Brasil como no exterior, dizendo ele próprio os poemas de Bandeira, acompanhado ao piano por Sónia Vieira.
Surge agora a oportunidade de apresentarmos, no Ciclo “Lusofonias” um dos mais recentes projectos artísticos de Lauro Moreira - o recital de poesia “Vozes da Lusofonia”, numa linha de coerência de percurso pessoal, de convicções e de afirmação da importância da cultura enquanto elemento central da diplomacia e do relacionamento entre os povos, que deve ser aplaudida fortemente. E replicada.

Sem comentários: