quarta-feira

LUSOFONIAS: Culturas em Comunidade



O Ciclo de actividades culturais subordinado ao título “LUSOFONIAS: Culturas em Comunidade” retoma e amplia uma experiência embrionária realizada há doze anos atrás pela ETNIA em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e no quadro das festas da cidade, sob o mesmo nome.

A iniciativa visa divulgar a riqueza e a vitalidade das culturas do mundo da Língua Portuguesa, desde há muito presentes na cidade de Lisboa, com uma diversidade e uma pujança sem paralelo nas restantes metrópoles lusófonas. Ao escolher-se a o dia 17 de Julho para o seu início, pretende-se também assinalar uma data profundamente simbólica para o nosso universo geocultural comum - o aniversário da CPLP - e que, porventura, não terá até ao momento sido apropriada pela cidade e pelas comunidades de língua portuguesa com o destaque que merece.

Importante para as comunidades lusófonas e para a cidade de Lisboa em qualquer momento ou contexto, este projecto reveste-se no entanto de um significado e de uma oportunidade muito especiais no ano de 2008, em que Lisboa recebe a VIII Cimeira de Chefes de Estado da CPLP, na qual Portugal assume a Presidência dessa organização, em que a Europa comemora o Ano do Diálogo Intercultural. Sendo sabido que um dos principais elementos na base da formação da metrópole intercultural que Lisboa é hoje, é justamente a presença no seu território urbano das numerosas comunidades oriundas dos países de Língua Portuguesa.

Num outro plano, igualmente digno de realce, é também em 2008 que passa o cinquentenário da morte de um dos mais notáveis vultos da música e da cultura caboverdiana e lusófona de todos os tempos, B.Léza, que inclusivamente viveu durante um período importante da sua vida no bairro que agora acolhe as “Lusofonias” e onde ainda hoje, a comunidade caboverdiana é referência essencial de identidade.

Pretende-se, neste regresso das “LUSOFONIAS” a Lisboa, agora em formato ampliado, lançar as bases para a estabilização da iniciativa, com periodicidade anual e com uma cada vez mais ampla participação popular, para que ele faça jus ao subtítulo que escolhemos para esta 2ª edição e se transforme progressivamente num momento e espaço de Culturas em Comunidade.

O projecto, criado pela ETNIA é apoiado por várias organizações e entidades em vários países da CPLP, e promovido em colaboração estreita com a Junta de Freguesia de Santa Catarina e com o Centro Interculturacidade (um espaço comunitário criado em 2004 com o objectivo de valorizar a diversidade cultural enquanto factor de inclusão social ao nível local).

1 comentário:

Mauro Moura disse...

Espero que a partir do Lusofonias, consigamos manter uma programação contínua e de forma crescente nos países de Língua Portuguesa.

Que o NPDL torne-se um programa de carater permanente ao lado das Casas da Lusofonia, que ora avança em solo brasileiro.