segunda-feira

ISMAEL SEQUEIRA (Pintura)



Nasceu em 1969 na cidade de São Tomé. Começou a pintar desde muito novo, tendo participado numa exposição comemorativa do aniversário da independência do país, com 13 anos apenas Em 1982 conheceu Protásio Pina e Cesaltino da Fonseca, expoentes máximos das artes plásticas em São Tomé e Príncipe na época, que dirigiam o sector de produção de cerâmica na olaria de Almerim, onde aprendeu a trabalhar barro e cerâmica. Influenciado por Protásio, começou a pintar a óleo. Mais tarde, trabalhou com mestres coreanos em pintura de cenários e montagem de quadros humanos para espectáculos e jogos de ar livre.
Em 1996 participa pela primeira vez numa exposição for a do país È nesse ano também que colabora na criação da futura União de Artistas Plásticos Santomenses e mais tarde, descontente com a orientação da UNEAS, impulsiona a formação da Asso Associação dos Artistas Plásticos Santomenses (APPLAS), com Luis Pina e José Mendonça (Zémé).
Colaborou em diversos projectos culturais, em parceria com várias organizações em São Tomé (nomeadamente o CIAC). Vive e trabalha em Portugal desde 1991. Completou o Curso Experimental de Artes Plásticas na Escola Secundária António Arroio e o Curso de Artes Plásticas /Escultura. Actualmente trabalha em artes plásticas, investigação em museologia e desenvolvimento de produtos multimédia.
Exposições individuais (destaques): Centro Cultural Português; São Tomé (1989 e 1990); Sala Francisco Tenreiro, São Tomé (1990). A primeira destas exposições assinala igualmente o início de uma opção de programação do CCP centrada na promoção da pintura e da escultura que viria a ser fundamental para a formação de um novo público e de uma maior atenção para as artes plásticas em São Tomé e Príncipe.
Exposições Colectivas (destaques): III Bienal de Arte Contemporânea Bantu
Prémios: 3º lugar de desenho e cartaz sobre "o meio ambiente e os animais em vias de extinção", Centro Cultural Português, São Tomé, 1988; Prémio de Promoção, III Bienal de Arte Contemporânea Bantu (1989).

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